Blog Grupo Iron

As 9 melhores dicas de segurança patrimonial para empresas

A proteção de bens e vidas é definitivamente a maior preocupação nos tempos atuais. Com isso, a busca por informações e dicas de segurança patrimonial para empresas se amplia.

E a pergunta é, o que fazer? Qual informação ou dica seguir? Saiba agora.

Dentre tantas informações e dicas de segurança patrimonial para empresas, por vezes pode ser um pouco complicado encontrar o que exatamente seja ideal, já que cada local tem necessidades e cenários diferentes.

Entretanto, quando se fala em segurança patrimonial, algumas regras são básicas (e indispensáveis), aplicáveis a maioria dos casos, e segui-las já proporcionará bons resultados.

Atualmente a gestão de segurança privada e patrimonial direcionada a qualquer segmento, não apenas o empresarial, busca aprimorar seus métodos e estratégias para garantir proteção e prevenção.

Logo, é preciso estar sempre muitos passos à frente da linha de raciocínio criminosa.

Com isso em mente, elaboramos aqui as 9 dicas de segurança patrimonial mais valiosas para aplicação em empresas e em outros segmentos, afinal quando o assunto é proteção, toda informação precisa ser compartilhada e bem utilizada.

Vamos lá?!

As 9 melhores dicas de segurança patrimonial para empresas

Garantir o mínimo de tranquilidade, em especial, em grandes centros urbanos dependem de estratégias de segurança bem elaboradas e facilmente aplicáveis.

Embora existam diferenças nas necessidades de cada empresa conforme sua linha de negócios, no geral, táticas preventivas sólidas e bem elaboradas geram bons resultados, qualidade e proteção eficiente.

Vamos conhecê-las?

1. Controle de acesso: a pergunta que não quer calar!?

Você tem ideia de qual é o fluxo de pessoas circulando na sua empresa? Sejam funcionários, clientes, fornecedores ou demais visitantes.

Uma das medidas de segurança mais importantes a se tomar é ter o controle dessa movimentação. Nunca se sabe se alguém mal-intencionado pode aparecer em meio ao fluxo diário e despercebido.

Considere investir em um sistema de controle de acessos, com biometria, por exemplo, para funcionários, bloqueios e sistema de identificação e cadastro de visitantes e veículos, e outras funcionalidades.

Dessa forma, o controle fica mais organizado com uma identificação prévia, que agiliza e torna o processo mais eficaz.

Muitas vezes o trabalho de controle de acesso também está sob a responsabilidade do serviço de recepção da empresa e terceirizar aqui pode ser uma ótima solução: Serviços de recepção: entenda por que terceirizar é a melhor solução.

A contratação de mão de obra capacitada para o trabalho em portarias é fundamental. Mas, você sabe como fazer a melhor contratação e não ter problemas futuros?

Não deixe de ler: 16 dicas reais de como contratar um porteiro, mas será porteiro ou controlador de acesso?!

E ainda, tenha muito mais informações importantes sobre como manter um controle de acesso e sua portaria seguros:

2. Rede de câmeras de segurança

Uma das mais eficientes dicas de segurança patrimonial é a utilização de câmeras de segurança nos acessos e pontos estratégicos da empresa, conforme a necessidade de cada uma.

Assim, uma rede de câmeras de segurança proporciona a observação do que acontece no local e entornos em tempo real e gravações disponíveis, além de intimidar potenciais ações má intencionadas e até mesmo criminosas.

Internamente, um sistema de câmeras proporciona controle e observação de ambientes, em especial aqueles com mais sensibilidade, como é o caso de salas de servidores de TI, financeiro e todos os demais ambientes que sejam necessários.

3. Tecnologia em segurança patrimonial

Pegando o gancho da dica de segurança patrimonial anterior, vamos falar sobre tecnologia e inovação.

Veja, não tem como pensar em segurança e proteção e não atrelar isso a recursos tecnológicos.

Um bom sistema de segurança atua baseado em alta tecnologia com a instalação de sensores, alarmes e câmeras conectados a uma central de monitoramento, que em caso de ocorrência dispara um alerta para a polícia ou outros órgãos de proteção para que as ações sejam tomadas.

Existem diversas tecnologias disponíveis às mais variadas necessidades.

Ou seja, investir em um sistema de segurança é uma medida de prevenção inteligente e que gera excelentes resultados.

4. Barreiras físicas

Provavelmente esta é uma das dicas de segurança patrimonial mais procuradas. As barreiras físicas e como utilizá-las para proteção.

Assim como os recursos tecnológicos, as barreiras físicas estão disponíveis em diversas opções adequadas a diferentes locais.

A instalação de cancelas eletrônicas para bloqueio e liberação de veículos, catracas, portões automáticos ou eletrônicos, cercas eletrificadas, grades e concertinas.

Perceba que opções não faltam, mas isso não quer dizer que utilizar apenas uma é suficiente.

Dessa forma, para prédios é possível utilizar a cerca elétrica ou a concertina, e inclusive as duas juntas. Esteticamente, a concertina não tem o melhor aspecto, entretanto ela pode ser muito eficiente, a começar pelo seu visual intimidador.

Uma dica de segurança muito importante é a utilização de portões automáticos de rápido fechamento para garagens.

Para se ter uma ideia, um número elevado de invasões acontece pela garagem a partir de um portão lento e um sistema falho.

Não deixe de observar e melhorar o sistema de iluminação do local, principalmente pontos estratégicos como os acessos principais e portaria.

Você pode saber tudo sobre segurança perimetral e a melhor forma de implementar um ótimo sistema no nosso conteúdo: Segurança perimetral: Saiba tudo como funciona e a melhor forma de implementar ou otimizar.

5. Considere ter sua portaria blindada

Uma outra ação eficaz é o investimento em uma portaria blindada.

Este cuidado promove uma proteção extra e é uma barreira na defesa de qualquer patrimônio para que vigilantes e porteiros tomem ações de emergência evitando a chance de serem completamente rendidos por possíveis assaltantes.

6. Sistema de proteção contra incêndios

Você talvez se pergunte o que um sistema de proteção contra incêndios tem a ver com dicas de segurança patrimonial?
Tudo!

Empreendimentos estão sujeitos a vários riscos, inclusive ao de incêndios por inúmeras razões, até mesmo em uma investida criminosa.

Em uma ocorrência assim, a ação do fogo ou explosões pode acontecer em segundos, de modo a causar enorme prejuízo com máquinas, equipamentos, mobiliário, e ainda pior, vidas.

Portanto, invista em um sistema de detecção e extinção de incêndios eficiente e de acordo com o seu ambiente e tenha uma medida de prevenção eficaz.

E claro, o serviço profissional de segurança do trabalho vai ajudar e muito.

7. Segurança da informação

A proteção do patrimônio intelectual é uma estratégia de segurança indispensável a qualquer empresa.

O prejuízo de uma base de dados perdida ou o vazamento de informações confidenciais pode ser incalculável, e o resultado mais danoso possível.

Claro que falar de segurança da informação é demasiadamente extenso, além de existirem diversas variáveis e situações a se trabalhar.

Grosso modo, a dica de segurança aqui é o investimento em bons sistemas de nuvens e armazenamento, automatização de backups e firewalls e uma boa ferramenta de criptografia.

Considere também a implantação de gestão de riscos de informações. O número de crimes cibernéticos é cada vez maior, podendo ser desde hackers até pessoas internas mal-intencionadas colaborando com concorrentes.

Além disso, a dica de segurança do segundo item, a utilização de câmeras de segurança internas, também se aplica aqui. O monitoramento interno pode auxiliar no controle de informações e na identificação de atividades suspeitas.

8. Normas e procedimentos

Trouxemos várias dicas de segurança patrimonial relevantes para a segurança do empreendimento, porém, de nada adiantaria falarmos de todos esses sistemas e equipamentos sem falarmos sobre normas e procedimentos.

A segurança patrimonial, seja ela em empresas, condomínios, escolas ou qualquer outro segmento tem um denominador importantíssimo que é a conduta dos seus usuários.

Assim, é sempre necessário desenvolver e implantar um conjunto de normas de segurança. Conscientize e instrua funcionários quanto ao seu cumprimento.

Além disso, desenvolva e documente procedimentos de segurança para utilização em emergências e demais situações que se façam necessárias. Treine funcionários e coloque em prática tudo o que foi pensado.

Saiba que, uma empresa de segurança séria e competente poderá entregar, e até gratuitamente, um levantamento de análise de riscos existentes no seu patrimônio e apontar soluções imediatas. Vale muito a pena.

Cada local ou negócio tem suas particularidades e necessidades, e como esta não é uma tarefa nada fácil, considere uma empresa especializada em segurança patrimonial.

9. Considere a terceirização de portaria e segurança patrimonial

Esta é uma das mais importantes dicas de segurança patrimonial para empresas. Sabe por quê?

Porque é a partir da terceirização de portaria ou da segurança patrimonial que estas questões se resolvem.

Veja de forma direta quais são os pontos mais importantes e críticos na contratação de empresas de segurança e portaria e que garantem uma ótima operação dentro do seu negócio, sem dores de cabeça e riscos trabalhistas.

Uma empresa de terceirização de segurança patrimonial e portarias é especializada em proteção a empresas, condomínios e outros segmentos com o foco na necessidade do cliente.

Por esse motivo, a terceirização dos serviços de portaria é um trabalho extremamente relevante para a segurança da empresa, organização e controle do fluxo.

O serviço de segurança patrimonial tem a expertise necessária e os profissionais capacitados para desenvolver e implantar um bom plano de segurança, normas e procedimentos e os demais recursos físicos e sistêmicos para a proteção do local.

Em ambos os serviços, a empresa terceirizada é a responsável pela seleção, contratação, treinamento e gerenciamento dos profissionais disponibilizados para cada função.

Além da responsabilidade com pagamentos e obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Acima de tudo uma empresa terceirizada de segurança e portaria deve ter capacitação para oferecer:

  • Ótima reputação e credibilidade no mercado;
  • Confiança e compromisso com as atividades contratadas;
  • Presteza e rapidez na resolução de problemas;
  • Linha aberta e rápida de comunicação e respostas ao cliente;
  • Eficiência em atender a solicitações extras;
  • Profissionais capacitados e treinados (não dá para ter só um dos dois);
  • Excelência na qualidade dos serviços (maturidade na Norma ISO 9001).

A terceirização é a melhor solução em medidas de prevenção e estratégias de segurança. Contudo, convém alertar para a escolha criteriosa da empresa.

Verifique seu histórico de serviços ofertados, posição e reconhecimento no mercado, e sua situação legal, tributária e trabalhista.

É fundamental que a empresa tenha rigor no cumprimento de suas obrigações tanto profissionais como trabalhistas, afinal, com segurança não se brinca.

Grupo Iron: conheça nossa forma de trabalho

Saiba mais sobre o Grupo Iron: conheça como trabalhamos e o que nossos clientes falam de nós!

Acesse os índices de satisfação de nossos serviços. Eles chegam bem perto de 100% e estão permanentemente publicados em nosso site;

O estreito contato com o cliente é um dos pontos fortes que torna o Grupo Iron uma referência como empresa de limpeza, manutenção, portaria e segurança em Campinas, Jundiaí e toda região.

Conheça melhor a marca Grupo Iron e tire todas as suas dúvidas.

Sair da versão mobile