Limpeza de pisos e o risco do piso escorregadio: dicas, prevenção e cuidados

A correta limpeza de pisos evita problemas com escorregões, tropeços e quedas. Nos preocupamos que um piso esteja limpo, mas nem sempre nos ocorre em manter um piso limpo e também seguro. A limpeza eficiente previne o piso escorregadio e, portanto, impede acidentes que podem custar caro ao seu negócio.

Um serviço de limpeza cuidadoso e tratamentos adequados podem evitar problemas com desgaste de pisos, riscos, além de claro, melhorar a estética do local.

A boa conservação do ambiente começa na limpeza de pisos.

A limpeza de pisos por simples que pareça, é algo que deve ser feito com muito cuidado e trabalho dedicado. Uma limpeza feita de qualquer jeito pode causar problemas que vão além da aparência.

Para se ter uma ideia, um piso escorregadio ou molhado pode causar desde um leve escorregão até um acidente de sérias proporções.

Isso será doloroso para quem se acidentou e, fatalmente causará um problema para a empresa ou o condomínio.

Existe um número alto em registros de acidente de trabalho no Ministério da Previdência que envolvem quedas com pisos escorregadios e pisos molhados.

Acidentes como esses são responsáveis por cerca de 15 dias de trabalho perdido, além de despesas com indenizações trabalhistas. A maioria dessas lesões é totalmente evitável se houver uma atitude proativa em relação à segurança.

Como um bom trabalho com limpeza e conservação de pisos pode evitar esse tipo de problema, e de quebra, proporcionar uma aparência mais bonita ao ambiente?

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Continue conosco e aproveite a leitura.

Como a limpeza de pisos evitam problemas

Por que uma boa limpeza de pisos e a correta manutenção podem evitar muitas dores de cabeça?

Em lugares com grande circulação, é extremamente importante a limpeza e conservação de pisos em bases regulares. A ausência desse cuidado pode causar danos estruturais, acidentes e uma péssima imagem para o local.

A limpeza e conservação cotidiana aliada a manutenção correta dos pisos evitarão muitos problemas e tornará o ambiente mais seguro para o fluxo diário de pessoas.

Há que se pensar na prevenção e otimização dos serviços de limpeza, para isso um planejamento correto e altamente aplicável (se é difícil ou incoerente com a necessidade do local, não vai funcionar) é essencial para condomínios ou outros empreendimentos, e já damos o passo a passo aqui:

Planejamento do serviço de limpeza empresarial: um passo a passo das tarefas e frequência com uma rotina fácil e segura trazendo uma ótima qualidade na limpeza corporativa.

Planejamento da limpeza e conservação de condomínios: um passo a passo das tarefas e frequência com toda a rotina que exige um condomínio para a qualidade e bem-estar de moradores e usuários.

Quais são as principais causas de escorregões, tropeços e quedas?

Claro que nem sempre o motivo do acidente está relacionado ao ambiente e sua conservação.

Entretanto, quando se trata de um local com grande circulação de pessoas como em áreas comuns de um condomínio, ou escritório, é preciso ter todos os cuidados possíveis.

Então, o que causa escorregões, tropeços e quedas nesses ambientes?

  • Calçadas, rampas e pisos molhados, especialmente em dias de chuva, são grandes vilões, quando o assunto é quedas;
  • Graxa, lama, óleo, bebidas, comida, ou areia derramados também podem fazer com que as pessoas escorreguem;
  • Um piso encerado e altamente polido pode ser esteticamente atraente, mas pode apresentar risco de escorregamento, especialmente se houver umidade nas solas dos sapatos de uma pessoa;
  • Pisos úmidos, recém-limpos, sem a secagem devida;
  • Tapetes ou esteiras inseguros podem deslizar quando alguém pisa neles;
  • Carpetes desgastados e superfícies soltas, o ideal é que carpetes sejam esticados por empresas especializadas sempre que necessário;
  • Degraus de escadas sempre podem representar um perigo de escorregamento ao subir ou descer;
  • Cabos de computador e extensões são um risco comum de tropeços em escritórios;
  • Ladrilhos soltos ou espaçados, superfícies de piso irregulares, e espaços entre soleiras também podem ser perigosas;
  • Pisos desgastados pelo tempo e fluxo diário;
  • Obstáculos como recipientes de armazenamento, caixas de papelão, caixas de ferramentas, baldes e utensílios de limpeza, ou equipamentos em corredores ou perto de portas são perigos potenciais.

Esses são os principais causadores de acidentes, e certamente você já pode ter se deparado com algum ou presenciado tal situação.

Além desses, existem também questões estruturais que muitas vezes não são consideradas no projeto do imóvel.

Alguns empreendimentos acabam priorizando a estética e investem em pisos bonitos, porém, nada práticos de manter e muito perigosos no dia a dia.

E a combinação de um piso escorregadio com determinados produtos de limpeza, pode não ser a melhor, aliás pode ser um grande risco.

Como prevenir acidentes em pisos escorregadios e manter a limpeza de piso?

Agora vamos fazer uma análise mais crítica das causas que listamos e quais as melhores formas de prevenir acidentes, inclusive em um piso escorregadio.

A prevenção de acidentes requer uma combinação de serviços de limpeza, manutenção e organização, para isso, são feitas as seguintes recomendações:

  1. Mantenha todos os corredores e demais passagens livres de obstáculos e outros perigos potenciais.
  2. Não permita que fios elétricos ou cabos cruzem passagens. Prenda todos os cabos ou fios elétricos sob o chão, em paredes ou mesas.
  3. Certifique-se de que todas as áreas tenham iluminação adequada.
  4. Em dias chuvosos mantenha tapetes absorventes de água nas entradas, certificando-se de que sejam grandes o suficiente para que as pessoas caminhem antes de encontrar uma superfície mais lisa.
  5. As placas de sinalização são indispensáveis. Elas informam piso escorregadio, piso molhado, uso de corrimão, uso de escada, desnível, e outras situações de risco.
  6. Incentive os funcionários e usuários a estarem atentos aos riscos e a tomar medidas para eliminá-los.
  7. Eliminar respingos de guarda-chuvas e secar bem a sola dos calçados na saída de pisos molhados e antes de entrar.
  8. Para a limpeza de piso, devem ser utilizados produtos que não deixem resíduos escorregadios e usar ceras antiderrapantes.
  9. Degraus ou barreiras inesperadas devem ser sinalizadas, um único e baixo degrau pode causar a torção de um tornozelo ou coisa pior.
  10. Os sinais/placas de advertência devem estar posicionados de forma adequada ao limpar ou polir pisos.
  11. Não deixe de estar atento às manutenções preventivas. Não espere que o piso comece a apresentar desgastes ou fissuras para tomar os cuidados necessários.

A limpeza de piso dedicada é uma atividade fundamental contra acidentes que pode salvaguardar a saúde das pessoas que circulam pelo ambiente e evitar grandes problemas.

Dicas e cuidados com acidentes e quedas

Vamos a alguns pontos de muita atenção.

A sinalização merece uma maior análise e não há nenhuma economia de recursos para ela.

Quedas em piso escorregadio, e é notório que piso molhado ou apenas úmido é escorregadio, e outros acidentes devem ser evitados e a segurança do trabalho vai ajudar.

Então, é bom conhecer e aplicar leis relativas à segurança do trabalho, a Norma Regulamentadora NR 26 – Sinalização de Segurança – é uma medida para sinalização e prevenção de riscos contra quedas e pisos escorregadios.

Qual a melhor forma de usar placas de sinalização evitando danos à saúde?

A melhor forma é implementar estes itens essenciais coibindo condições que exponham a saúde a riscos:

  • O uso correto a cada tipo de situação e risco minimizando as chances de acidente;
  • O melhor posicionamento estratégico, auxiliando no isolamento da área;
  • A excelente visibilidade;
  • Os impedimentos: a sinalização não deve atrapalhar ou causar distrações, e ainda;
  • As adequações nos procedimentos internos da empresa ou condomínio.

Atenção porque riscos de acidentes e lesões ocorridas a qualquer usuário, não só aos colaboradores, decorrentes de quedas e falta de meios ou placas de sinalização podem levar a passivos jurídicos:

Quanto aos colaboradores, a ausência de prova de entrega de Equipamento de Proteção Individual como adoção de medida preventiva de acidente e/ou a implantação de quesito de segurança necessário caracteriza a culpa do empregador quanto ao acidente sofrido.

Quanto ao público externo, a ausência de medida preventiva no local, como no caso de pisos molhados e escorregadios, configura situação de risco à integridade física, o que recaí sobre a responsabilidade dos proprietários.

Limpeza de pisos: O que usar, e principalmente, não usar!

Como os serviços de limpeza e conservação podem ajudar a tornar o piso limpo e seguro?

A frequência e a forma correta de executar essa limpeza são os melhores aliados.

Claro que um piso limpo e seguro depende de tratamento e manutenção periódica, mas no que concerne ao cotidiano, os serviços de limpeza e conservação devem cumprir o seu papel.

Uma dica, é ter períodos dedicados a limpeza de piso dentro do cronograma de limpeza e conservação. Além da frequência, é fundamental se atentar ao uso dos produtos certos na limpeza de pisos.

Veja, não é porque é chão que pode usar qualquer coisa!

O uso de produtos indevidos diminui a durabilidade, a resistência e podem inclusive reduzir a aderência da superfície, deixando-os mais lisos e propensos a acidentes.

Importante: Não devem ser utilizados produtos abrasivos, ácidos ou muito alcalinos.

A limpeza eficiente de pisos não depende do quão forte o produto é, e sim de como é feita. Exija a FISQP dos produtos de limpeza utilizados.

O que é FISQP e para que serve?

  • A FISQP é o documento que normatiza o uso de produtos químicos;
  • É a sigla para Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos;
  • É normalizada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR 14725-4:2014.
  • A FISQP serve para fornecer informações sobre procedimentos de segurança no manuseio do produto, cuidados e riscos à integridade da saúde, riscos de acidentes, inflamáveis, tóxicos e outros.

E voltando aos produtos de limpeza de pisos, por incrível que pareça a água e o detergente neutro são os melhores e mais indicados produtos para a limpeza cotidiana da maioria dos pisos.

Perceba como uma solução mais simples, pode ser a mais eficaz e segura para limpar pisos.

Conte com uma boa empresa de limpeza

A limpeza de pisos é uma das atividades mais importantes dos serviços de limpeza e conservação. Isso porque, como vimos neste artigo, uma das grandes estáticas de acidentes são os escorregões e quedas, portanto, precisa ser bem feita.

Terceirizar serviços de limpeza e conservação é uma ótima saída para um trabalho tão importante, e igualmente importante é saber quais os melhores critérios para contratar uma empresa de gestão de facilities e como ela funciona.

A importância da empresa de limpeza e conservação é a expertise em lidar com esse tratamento, oferecendo as melhores soluções. Desde produtos até a técnica.

Perceba que este é um trabalho que precisa de muita constância e atenção, de modo que, estar na responsabilidade dos funcionários do prédio, escritório ou condomínio, pode não ser a melhor alternativa.

Conte com uma boa empresa de limpeza e conservação, tenha um piso seguro e livre-se de problemas com pisos escorregadios, tropeços e quedas.

Atendendo há quase 30 anos em Campinas, Jundiaí e toda essa grande região, o Grupo Iron é uma das melhores opções de empresas de serviços de segurança, portaria, limpeza e outros facilities.

Somos referência no mercado com 44% dos clientes fidelizados há mais de 10 anos e índices de satisfação chegando bem perto de 100% medidos mensalmente.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)