Piscina de condomínio tudo sobre: limpeza e cuidados, leis, regras de uso, sinalização de segurança + checklist fácil e indispensável

Fazer a correta limpeza e cuidados de piscina de condomínio diminui o desgaste, evita doenças e torna o condomínio mais atrativo para os moradores, que aguardam o seu lugar ao sol para relaxar durante o verão.

Há que se pensar em outros aspectos críticos em condomínios com piscina como a legislação, as regras de uso dos moradores, uma sinalização completa e que dê segurança.

A piscina é uma atração irresistível em qualquer condomínio residencial. É a maneira perfeita de se exercitar, relaxar ou simplesmente ter um momento familiar divertido.

No entanto, se os cuidados de limpeza e manutenção de uma piscina de condomínio forem negligenciados, ela pode se tornar uma tremenda dor de cabeça e uma enorme fonte de reclamações, sujeira e potenciais doenças de pele.

É fundamental ter agendado no cronograma de serviços do prédio o controle de limpeza e manutenção da piscina de condomínio, além da limpeza diária.

A valorização do empreendimento depende dos cuidados que são dados às áreas comuns e de convivência do local, e dentre eles, a limpeza, cuidados e regras de uso da piscina podem ser um dos mais complexos, portanto, indispensáveis.

Sabemos que este é um assunto cheio de detalhes e que geram erros, mas você vai poder sanar todas as suas dúvidas aqui em um só conteúdo.

Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre piscina em condomínio, da limpeza até a sua legislação, além de um checklist completo com todos os equipamentos, produtos e processos necessários.

Boa leitura!

Como fazer a limpeza da piscina de condomínio?

É importante saber que existem alguns tipos de piscinas, como a de fibra de vidro, concreto armado, placa pré-moldada, vinil, e a container, que virou sensação no mercado por seu estilo moderno e praticidade.

Em condomínios, as mais comuns são as de concreto armado (ou alvenaria) e as de fibra de vidro, por serem adaptáveis, práticas e com um custo mais acessível.

Para a limpeza e manutenção da piscina, é importante saber o seu tipo e seguir os procedimentos corretos.

O trabalho de limpeza e cuidados de piscinas é feito em duas etapas: uma física e outra química.

A primeira etapa é o tratamento físico, que envolve a retirada de sujeira, folhas, insetos, ou outras sujeiras que são espalhadas com o vento e se acumulam.

Com essa etapa concluída, vem o tratamento químico, que é o momento da desinfecção e purificação da piscina.

Quais os passos para limpar uma piscina de condomínio?

As principais etapas de limpeza da piscina seguem a sequência abaixo:

  1. Limpeza do deck e de toda área que circunda a piscina;
  2. Limpeza manual da coadeira (ou skimmer);
  3. Limpeza da superfície da água;
  4. Escovação do revestimento;
  5. Aspiração;
  6. Controle do pH e de alcalinidade;
  7. Aplicação do cloro.

Para executar esta sequência, você precisará de alguns produtos e equipamentos. Vamos saber quais são e para que servem.

Quais os equipamentos necessários para a limpeza da piscina do condomínio?

Estes são os equipamentos e utensílios para o trabalho de limpeza e manutenção de piscina. São indispensáveis:

  1. Vassoura, pá e saco de lixo;
  2. Peneira cata-folhas;
  3. Escova curva de nylon;
  4. Esponja macia;
  5. Cabo telescópico de alumínio, e;
  6. Aspirador.

Vejamos cada um deles:

  • Vassoura, pá e saco de lixo: para varrer o deck e os arredores da piscina;
  • Peneira cata-folhas: para tirar folhas, insetos e outras sujeiras flutuantes;
  • Escova curva de nylon: para limpeza do revestimento e alcance de áreas curvas;
  • Esponja macia: para utilizar na limpeza das bordas;
  • Cabo telescópico de alumínio: para conectar à escova, peneira ou aspirador e facilitar a limpeza proporcionando alcance;
  • Aspirador: para limpar o fundo da piscina. Existem vários modelos disponíveis, dentre manuais e automáticos. Mas como a aspiração é um trabalho denso e cansativo, recomenda-se investir em um robô aspirador para piscina. Eles fazem todo o trabalho de aspiração sozinhos e ainda podem subir as paredes para fazer a escovação.

Quais são os produtos para fazer a limpeza de piscinas?

Os principais produtos utilizados para limpeza de piscinas são:

  1. Cloro;
  2. Clarificante;
  3. Elevador ou redutor de pH;
  4. Algicidas;
  5. Decantador;
  6. Limpador de bordas;
  7. Kits para testes de alcalinidade, pH e cloro.

Vejamos cada um deles:

  • Cloro: Este é um dos produtos para limpeza de piscinas mais conhecidos, pois funciona como um desinfetante. Dê preferência ao tipo estabilizante.
  • Clarificante: Usado para filtrar micropartículas quando a água está turva ou esbranquiçada, e para manter a água cristalina.
  • Elevador ou redutor de pH: São produtos distintos e servem para equilibrar o pH da água. A tendência é a redução do pH entre uma limpeza e outra.
  • Algicidas: Os algicidas de manutenção servem para prevenir o aparecimento de algas, e os algicidas de choque para eliminar a presença.
  • Decantador: Utilizado para separar resíduos sólidos dos líquidos e facilitar a remoção.
  • Limpador de bordas: Para tirar resíduos que se acumulam nas bordas proliferando fungos e bactérias;
  • Kits para testes de alcalinidade, pH e cloro: Para fazer a medição das densidades de cada processo químico, e com base nelas, fazer as correções.

Limpeza de piscinas: Perguntas e respostas mais frequentes para resolver problemas na limpeza de piscinas de condomínios

O trabalho da limpeza e manutenção de piscinas de condomínio tem uma certa complexidade por envolver várias atividades, de modo que muitas dúvidas surgem sobre como acertar o “ponto” na hora de executar certas partes do processo.

E embora não seja uma receita de bolo, se as quantidades ou formas não forem seguidas, o processo pode desandar e dar mais trabalho.

Vamos ver quais as dúvidas e perguntas mais frequentes na limpeza de piscinas:

1. O que fazer quando a água da piscina de condomínio está esverdeada?

As prováveis causas são o surgimento de algas, a ausência de tratamento, ou o tratamento inadequado.

Para resolver isso, primeiro faça a medição de alcalinidade e pH e corrija-os conforme as proporções adequadas, em seguida escove o fundo e as paredes e faça a filtragem adicionando algicida choque, deixe o filtro funcionando por 6 horas.

2. Como limpar a sujeira que fica no fundo da piscina?

A limpeza da sujeira no fundo da piscina é feita com a aspiração, através do processo de filtração ou da drenagem. A segunda opção só é recomendada em casos extremos, já que a água não retorna e vai direto para a rede de esgoto.

3. Por que quando aspiro a piscina a sujeira volta?

Quando o fundo da piscina está muito sujo, é preciso usar a opção drenar, pois a sujeira não é retida pelo filtro.

Assim, com a válvula na posição de drenar, faça o descarte no esgoto, e procure fazer o mais rápido possível para eliminar apenas o que é necessário e diminuir o mínimo possível o nível de água da piscina.

4. Como fazer para deixar a água da piscina do condomínio cristalina?

Para deixar a água da piscina cristalina e saudável é necessário fazer de forma correta e regular os tratamentos físicos e químicos, além disso, a utilização do clarificante tem essa função.

Checklist completo e descomplicado para ter a piscina cristalina

Para evitar que alguma parte do processo de limpeza e cuidados da piscina do condomínio acabe se perdendo, preparamos um checklist descomplicado para impressão, com os processos “do que fazer” e “quando fazer”.

Depois dele, na sequência do artigo você encontra o detalhamento de cada etapa, tudo bem fácil, imprima e confira com o seu operador se há mudanças.

Lembrar que todo checklist de cuidados de piscina deve ser adaptado a variações como:

  • Tipo de piscina: alvenaria, fibra, vinil;
  • Localização;
  • Tipo de vegetação existente ao derredor;
  • Frequência de uso;
  • Fatores climáticos.
     
 Checklist de limpeza e cuidados da piscina do condomínio
 AçõesFrequênciaOK
 1FiltragemDiariamente 
 2Controle de cloroA cada 2 dias 
 3Controle de Ph2 x na semana 
 4Aspiração1 x na semana 
 5Aplicação de algicida1 x na semana 
 6Limpeza de bordas1 x na semana 
 7Retro lavagem do filtro1 x na semana 
 8Controle da alcalinidade1 x na semana 
 9Supercloração1 x mês / quando necessário 
 10ClarificaçãoQuando necessário 

Dicas sobre os passos do checklist de limpeza de piscina de condomínio

Filtragem da piscina

Diariamente. O processo dura cerca de 4 até 8 horas, ou conforme as instruções do fabricante. Em dias de aplicação de cloro e controle de pH, fazer a filtragem somente após as aplicações finalizadas.

Controle de cloro

A cada dois dias. Para evitar a evaporação pelo sol, fazer a aplicação à noite e no dia seguinte fazer a medição do cloro, que precisa estar entre 1 a 3 partes por milhão. Se estiver acima ou abaixo, suspender o uso até a correção do cloro na água.

Controle do pH

Duas vezes por semana. Fazer a medição do pH e a correção conforme necessário. Utilizar os redutores (sulfato de alumínio) ou os elevadores (barrilha leve), o pH da água precisa estar entre 7,0 e 7,4, caso não funcione, repita o processo.

Aspiração da piscina de condomínio

Semanalmente. Limpeza com pouca sujeira, use a opção “filtrar”. Para uma limpeza mais densa, utilizar a opção “drenar” e se atentar ao nível da água.

Limpeza das bordas

Semanalmente. Utilizar somente produtos específicos para limpeza de bordas, para não contaminar a água, e escovas com cerdas macias ou esponjas macias.

Retro lavagem do filtro

Semanalmente. Fazer a lavagem e o enxague do filtro para a eliminação de resíduos. É um processo rápido, que dura 5 minutos para a retro lavagem e 1 minuto para o enxague.

Aplicação de algicida

Semanalmente. Utilizado para prevenir ou eliminar algas. Não deve ser usado no mesmo dia da cloração.

Controle da alcalinidade

Semanalmente. O teste é feito com fita ou kit colorimétrico e a medição precisa estar entre 80 e 120 partes por milhão. A correção deve ser feita com “elevador de alcalinidade” ou redutor.

Supercloração da piscina de condomínio

Mensalmente, ou quando necessário. Importante para equilibrar os padrões de cloro (1 a 3 ppm), em fases de muito uso da piscina, geralmente verão, e após muitas chuvas, que acabam levando impurezas para a água.

Clarificação

Somente quando necessário. Deve ser feita em casos de água turva, e sempre após o controle de pH e alcalinidade. Durante o processo de filtragem adicionar o clarificador que se mistura e solidifica as impurezas no fundo da piscina.

Cuidados para manter a piscina sempre segura

Até aqui você pôde entender como funcionam os processos de limpeza e manutenção de piscinas de condomínios.

Mas será que é suficiente?

Não.

Perceba que para manter a piscina limpa, alguns cuidados devem ser tomados, caso contrário, esse será sempre um trabalho dobrado e exaustivo, além da manutenção corretiva em que pode resultar.

Vamos mais além aqui, há cuidados importantes para dar proteção e segurança aos usuários, isso mesmo, segurança, e nem todos pensam nisso!

Não negligencie a limpeza, cuidados e manutenção da piscina do condomínio.

Assim, a água sem tratamento é perigosa para a saúde de banhistas, e um potencial foco de dengue. Assim como os danos que o equipamento de filtragem sofrerá por inatividade.

Pense em providenciar uma cobertura para a piscina. Ela protege a piscina fora de uso e diminui a evaporação. Porém, muito cuidado com o acúmulo de sujeiras e água da chuva em cima da cobertura.

Outro ponto, não deixe de fazer a filtragem, mesmo em temporadas com pouco uso. Apenas diminua a frequência.

Saiba também que, bronzeadores e filtros solares podem dificultar o processo de tratamento da água, é importante que os banhistas sejam conscientizados disso, para que o excesso desses produtos não fique na água.

Jamais esvazie completamente a piscina, do contrário, isso pode comprometer sua estrutura provocando grandes problemas.

EPI’s, dosagens e mais!

E ainda, muito cuidado ao manusear produtos químicos para a limpeza da piscina em condomínio. Utilize os EPI’s necessários, como óculos e luvas, para que o trabalho seja feito sempre em segurança.

Armazene os produtos em local arejado e restrito aos funcionários encarregados da limpeza e manutenção da piscina do condomínio.

Dito isso, respeite as dosagens recomendadas pelo fabricante de cada produto usado, lembrando que produtos químicos não devem ser misturados.

Embalagens danificadas devem ser descartadas e com os devidos cuidados de proteção.

Continuando, e quase acabando, temos que falar da Legislação sobre piscinas.

Mas, antes aproveite e baixe gratuitamente um dos nossos materiais mais concorridos, se trata de uma planilha inteligente e cheia de recursos para você avaliar se sua portaria de condomínio é realmente segura. Vale a pena!

Legislação de piscinas de condomínios

Cada cidade tem sua própria legislação sobre piscinas de condomínio e/ou piscinas públicas.

Alguns itens têm que ser levados em conta, como:

  • Obrigatório ter a grelha do ralo antiaprisionamento impedindo que o cabelo ou vestuário seja sugado.
  • Obrigatório barreiras de isolamento de acesso a piscina, mantendo a segurança de crianças, animais, etc.
  • Considere a possibilidade da contratação de um guarda vidas, garantindo ainda mais a segurança de todos. Uma boa empresa de serviços de segurança poderá fornecer este profissional.

Importante também, em caso de mais dúvidas, consultar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT NBR 10339 sobre piscinas e sua segurança.

Dessa forma, é preciso atender a legislação para a segurança de piscina de condomínio. Agora vamos falar sobre regras e sinalização.

Sinalização e regras de segurança para piscinas de condomínios, não perca estas dicas!

Sim, as regras são necessárias para que todo o trabalho valha a pena, e todos possam desfrutar dela o verão inteiro, quiçá, o ano.

Saiba que, o condomínio, ou melhor, o síndico pode ser responsabilizado se houver acidentes para os casos que mencionamos e outros tantos, toda a precaução é pouca.

Poderá ocorrer também, denúncias de irregularidades e fiscalizações de autoridades públicas onde o condomínio poderá sofrer multas e pesadas.

Lembrando que, o condomínio poderá aplicar multa ao morador em caso de descumprimento das regras de segurança e boa convivência.

Conheça aqui os 8 passos mais eficientes para uma ótima gestão condominial, importante para o síndico e administrador de condomínio, não deixe de checar.

Continuando, é importante afixar placas de sinalização de segurança para uso de piscina, elas devem informar as principais regras para a permanência na piscina do condomínio.

Mas, quais as principais regras e placas de sinalização para piscinas de condomínio?

  • Sinalização da profundidade da piscina em todos os seus diferentes pontos;
  • Se houver áreas escorregadias devem ser sinalizadas;
  • Alimentos e bebidas não podem ser consumidos na área da piscina;
  • Qualquer material de vidro ou cortante é proibido;
  • Crianças devem estar sob a observação de um responsável, não devem correr ao derredor ou sujar a água;
  • Proibição de acesso caso o usuário esteja sob efeito de álcool ou drogas;
  • Proibição de som acima do permitido para o bem estar de todos usuários;
  • Animais são proibidos na área da piscina;
  • Antes de entrar na piscina, tomar uma ducha para retirar o excesso de bronzeadores ou filtro solares;
  • Ao sair da piscina é recomendável também, a saúde, uma ducha.

Para concluir…

Até aqui, você percebeu que cuidar da limpeza de piscinas e zelar pela segurança dos usuários não é apenas um capricho.

O investimento em uma piscina de condomínio é alto e qualquer negligência em sua manutenção e regras de uso pode causar prejuízos e muita insatisfação para moradores.

Nesse cenário, fazer esta tarefa não é realmente nada fácil, de modo que é importante poder contar com uma empresa especializada em limpeza e conservação.

Como vimos, procuramos levar até você todas as principais informações para só receber elogios e ter segurança com a piscina de seu condomínio, além de um checklist de limpeza de piscina que pode facilitar e muito a rotina da manutenção.

Seguindo todos esses passos, a limpeza da piscina será eficiente e ela estará sempre linda e segura para o verão.

Conheça o Grupo Iron

Somos referência no mercado em serviços de segurança, portaria, limpeza e trabalho temporário com 44% dos clientes há mais de 10 anos conosco e índices de satisfação de clientes chegando bem perto mesmo de 100% .

Com quase 30 anos de experiência estamos prontos a ajudá-lo e se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Espero que este conteúdo tenha sido útil a você, compartilhe e deixe seu comentário isso nos ajuda a criar outros posts de seu interesse!

Se nosso conteúdo foi útil deixe seu comentário e compartilhe, isso nos ajuda a melhorar cada dia mais a qualidade de nossos artigos! Até Breve!

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)