Serviços de limpeza e os 18 piores erros: saiba como resolver todos eles de imediato

Melhorar a limpeza começa com simples ajustes que evitam que erros aconteçam e se tornem fatais. Negligenciar os serviços de limpeza afeta negativamente a imagem do local, além de ser prejudicial ao ambiente e a saúde de todos.

Os serviços de limpeza bem planejados e executados proporcionam um ambiente higienizado, funcional, agradável e confortável, onde todos querem estar.

A limpeza e conservação é uma atividade extremamente importante para o cotidiano e já adianto aqui muitas dicas que uma boa empresa terceirizada de limpeza pode trazer a você.

Veja que, em ambientes organizados por um serviço de limpeza de qualidade não há danos, desperdícios e tudo funciona muito melhor evitando-se erros que podem levar a perder investimentos, produtividade e a imagem.

Locais sem a higiene devida são potenciais focos de contaminação, o que é um catalisador de alergias, infestações de insetos e até ratos.

Saiba agora quais são os erros que você precisa evitar, como simplificar a rotina e obter o melhor de um bom serviço de limpeza.

Quais são os 18 piores erros que devem ser evitados nos serviços de limpeza?

Por incrível que pareça, algumas empresas e condomínios ainda veem os serviços de limpeza como algo secundário, que deve sim ser feito, porém, sem tanto critério assim.

Esse é o primeiro erro, pode acreditar.

A limpeza de condomínio ou a limpeza empresarial feita de qualquer jeito, além de não entregar o que se espera pode causar prejuízos, inclusive financeiros.

Basicamente o que tem que ser feito para evitar erros no serviço de limpeza é ajustar e corrigir algumas ações. Não é complicado.

Quais são os erros que precisam ser evitados?

1. Falta de planejamento nos serviços de limpeza

Esse é o primeiro grande erro: Não planejar os processos de limpeza e conservação.

Tudo o que é feito sem o critério de onde, como e em que momento fazer, acaba em coisas por fazer ou mal feitas, e é aí que os problemas começam.

O ideal é ter um planejamento que estabeleça a prioridade e periodicidade de cada tarefa, e até como executá-la. Em nossos links abaixo você terá um cronograma de limpeza completo.

Veja, não precisa ser nada sofisticado, uma planilha simples com a listagem de tarefas, ambientes e períodos pode ser uma excelente ferramenta de apoio.

Então, tenha um serviço eficiente e de fácil resultado com estas dicas de limpeza e assim conseguir muito mais qualidade.

2. Não dar atenção à normas e ao uso de EPI’s

As normas para os serviços de limpeza existem por uma razão: segurança, isso não é exagero ou desnecessário. Após o trabalho os EPI’s devem ser higienizados, isso evita outros erros e contaminação

Muitos acidentes com produtos químicos e tóxicos acontecem por simples descaso com normas e procedimentos.

Portanto, se atentar às normas sanitárias e ao uso de EPI’s:

  • Luvas;
  • Aventais;
  • Botas antiderrapantes;
  • Máscaras e óculos de proteção, entre outros.

3. Não começar a limpeza de cima para baixo

Não é bobagem, é sistematização. Começar as tarefas sempre de cima para baixo simplifica e agiliza o serviço de limpeza, como o chão receberá toda a sujeira, poderá ser limpo no final, a estante será limpa a partir da prateleira superior.

4. Não fazer uma pré-limpeza

Como assim? Preciso fazer isso para todo o trabalho?

Não, calma. Vamos explicar.

A pré-limpeza é necessária para remover “o grosso da sujeira” sendo uma tarefa simples, aplicada a superfícies como objetos sujos e empoeirados, janelas, espelhos, portas, móveis, pisos etc.

Em suma, trata-se de varrer antes de lavar um piso, tirar o pó com um pano seco de vidros e objetos antes de usar algum produto.

5. Confundir limpeza profissional com limpeza doméstica

Se você pensou que limpeza é tudo igual, saiba que não é! O processo do início ao fim é completamente diferente.

A limpeza doméstica atende apenas a uma quantidade mínima de pessoas em um ambiente, que não está sujeito ao mesmo nível de contaminações que um ambiente coletivo.

Logo, a limpeza profissional precisa:

  • Seguir normas e procedimentos;
  • Utilizar equipamentos adequados;
  • Produtos específicos que garantam boa higiene no tempo necessário.

6. Utilizar equipamentos inadequados

Esse erro é mais frequente na limpeza empresarial onde há mais locais e superfícies a serem limpas.

Escolher equipamentos mais baratos ou que não sejam específicos para os serviços de limpeza profissional geram inconvenientes:

  • Limpeza muito mais demorada e com mais esforço manual para compensar o que o equipamento não faz;
  • Baixa qualidade de higienização;
  • Mais custos com manutenção e trocas de equipamentos.

Seja na limpeza empresarial ou na limpeza de condomínio, é importante investir em equipamentos apropriados para a limpeza profissional como carrinhos funcionais, varredoras e lavadoras profissionais.

7. Escolher produtos inadequados para os serviços de limpeza profissional

Produtos utilizados na limpeza de condomínios e na limpeza empresarial têm uma composição química diferente do produto convencional de prateleira do mercado mais próximo.

Isso porque, esses produtos são elaborados seguindo normas sanitárias para limpeza profissional, com maior resistência e densidade.

A utilização de produtos convencionais em uma limpeza profissional exige quantidades superiores e mesmo assim não proporcionam a qualidade necessária.

Ou seja, o barato sai muito mais caro e não tem qualquer eficiência.

Sabe aquele “multiuso” famoso do mercado? Ele não serve para remover qualquer sujeira, e não serve também para a limpeza profissional.

8. Não fazer a diluição dos produtos ou fazer incorretamente

Não diluir ou diluir de menos os produtos buscando uma limpeza mais reforçada e eficiente é ilusão, podendo inclusive, provocar danos nas superfícies utilizadas.

Isso também vale para uma diluição excessiva, porém aqui o efeito é inverso, não provoca danos, mas também não funciona.

Em suma, qualquer um dos dois casos resultará em desperdício financeiro ou até a necessidade de repetir a limpeza mais vezes.

É importante verificar no rótulo do produto qual é a proporção ideal para o tipo de limpeza. Simples, sem improvisos e sem desperdícios.

9. Misturar de produtos químicos nos serviços de limpeza

A famosa mistura de produtos químicos na tentativa de potencializar a limpeza pode ser “bombástica”, e pasme, ainda é uma prática comum, apesar de perigosa.

Saiba que a maior parte dos produtos químicos não foram desenvolvidos para serem misturados a outros produtos.

Porém, uma pessoa sem esse conhecimento acredita que a mistura será infalível para eliminar germes, bactérias e limpar profundamente. Ledo engano.

Isso pode resultar em danos ao local higienizado e comprometer seriamente a segurança e a saúde de quem manuseia o tal “produto”.

Para evitar esse tipo de erro, é importante:

  • Ter atenção às instruções de uso do fabricante para cada produto;
  • Cuidado e análise na hora da compra;
  • Treinamento de manuseio para a equipe de limpeza.

10. Ignorar o tempo de ação dos produtos na limpeza

Cada produto precisa de um determinado tempo de ação para remover a sujeira do local. E esse tempo não deve ser ignorado.

Adicionar mais produto não fará a remoção ser mais rápida ou instantânea. Assim como esfregar mais a área suja. O gasto de produto e o trabalho serão maiores, e o tempo de ação continua o mesmo.

O que se deve considerar para não ter erro:

  • O tipo de sujeira e local;
  • Seguir as instruções do fabricante em quantidades, diluição e aplicação;
  • Cumprir o tempo de ação, mas acompanhando de perto;
  • Dependendo da área a ser limpa, não deixe de fazer a pré-limpeza.

11. Utilizar químicos na limpeza de elétricos e eletrônicos

Não, nem todos os produtos de limpeza podem ser usados em tudo.

Máquinas e equipamentos, principalmente elétricos e eletrônicos, não podem receber produtos químicos.

A limpeza de elétricos e eletrônicos deve ser feita apenas com pano seco para remover poeira, ou no máximo, um pano levemente úmido.

Limpadores e desengordurantes podem ser extremamente danosos causando corrosão ou curto-circuito, para evitar esse erro no serviço de limpeza, verifique sempre a forma correta de higienizar máquinas e equipamentos.

12. O perigo dos panos ou mop água sujos nos serviços de limpeza

Duas regras de ouro na utilização dos panos de chão na limpeza e conservação, a primeira é higienizar o pano a cada passada. Se o pano ou mop água não for bem enxaguado a superfície continuará suja e cheia de bactérias.

A segunda regra é não utilizar o mesmo pano em diferentes áreas durante a limpeza de condomínios ou na limpeza empresarial.

Assim, mesmo o pano enxaguado, ainda pode levar contaminação para outro ambiente. Imagine utilizar no corredor o pano que foi usado na limpeza do chão do banheiro?!

Além disso, não esqueça que após o trabalho feito todos os panos ou mop água devem ser bem lavados, secos e prontos para o próximo uso do serviço de limpeza.

13. Negligenciar a limpeza de áreas externas

A limpeza de áreas externas, por ser considerada pesada, acaba sendo deixada de lado, no entanto, esse é um grande erro. Isso vale tanto para a limpeza de pisos como trabalhos em altura, a fachada por exemplo.

Mas, nada de se arriscar em escadas com baldes, panos e rodos. Esse é um item que precisa de cuidados redobrados tanto na limpeza empresarial como na limpeza de condomínios.

14. Uso indiscriminado de cloro e álcool na limpeza profissional

No anseio de higienizar tudo, produtos como cloro e álcool acabam sendo usados sem parcimônia. Grande erro.

Assim, o cloro não pode ser aplicado em qualquer superfície por ser extremamente corrosivo. Ferro, mármores e aço inox, nem pensar!

Já o álcool, que ganhou ainda mais notoriedade na versão gel, não deve ser aplicado em superfícies emborrachadas, pois resseca o material.

Ou seja, em muitos casos é deixada de lado por sua simplicidade: água e detergente neutro podem ser a solução eficiente para a higienização.

15. Não ter critérios na limpeza de pisos

Não, os pisos não são todos iguais. Esse é outro erro comum na limpeza e conservação de ambientes que precisa ser evitado. Considere sempre o tipo e o ambiente: interno ou externo.

Desse modo, pisos como porcelanato, cerâmica, vinílico, amadeirado, mármore e granito, têm tratamentos com produtos específicos.

O comum e “inofensivo” sabão em pó é extremamente alcalino e de acidez similar a soda cáustica, podendo causar fissuras no piso que só acumularão mais sujeira, fora o dano.

Isso também vale para cloro e outras substâncias fortes e corrosivas. É preciso muito cuidado no uso. A nossa dupla “água e detergente neutro” é totalmente recomendada e imbatível.

Claro que isso não quer dizer que não exista o que fazer em um chão encardido ou pegajoso. Existem produtos indicados para esse tipo de sujeira, porém, é preciso sempre verificar a compatibilidade com o piso.

Você poderá saber um pouco mais sobre a limpeza de pisos neste artigo.

16. Lavar janelas e portas de vidro ao sol

Isso mesmo! Vidraças não devem ser lavadas ao sol.

Saiba que a luz do sol em contato com a vidraça, faz com que o produto aplicado evapore e manche a superfície. O que não é possível remover com pano.

Para resolver isso, é indicado ter no cronograma dos serviços de limpeza, a lavação das vidraças nos finais de tarde, ou em dias nublados.

17. Falta de experiência e qualificação

No geral, todos os erros em serviços de limpeza listados acima são cometidos por pura falta de experiência e qualificação.

Muitos ainda veem o investimento em limpeza e conservação como um gasto secundário ou desnecessário, e acabam contratando mão-de-obra não qualificada para os serviços.

Quer entender tudo sobre serviços de limpeza? Saiba como diminuir muito os problemas e conheça todas as vantagens dos serviços de limpeza feitos com estratégia.

Conte com profissionais treinados, experientes e capacitados para um bom serviço de limpeza. Neste ponto irá ajudar se você acessar: Treinamento da equipe de limpeza: 7 principais benefícios e como fazer isso.

18. Não utilizar os serviços de limpeza de uma empresa especializada

Não contrate uma empresa de limpeza e conservação buscando só preço, pode sair muito mais caro.

A falta de conhecimento e experiência em serviços de limpeza geram negligência e os resultados não são nada animadores, como você pôde ler.

Portanto, a melhor solução para evitar todos os erros anteriores é a contratação de uma empresa de limpeza e conservação qualificada.

O que exigir de uma empresa de limpeza e conservação

  1. Disponibilizar profissionais capacitados e com treinamento regular;
  2. Ter expertise com conhecimento de normas, procedimentos e aplicação direcionada para cada local;
  3. Trabalhar com planejamento de atividades que organize e simplifique a rotina;
  4. Utilizar ferramentas, EPI’s e materiais adequados, sem qualquer tipo de improviso ou imprudência que cause prejuízos ou acidentes;
  5. Atuar com total foco nas necessidades do cliente;
  6. Dispensar atenção desde questões simples até pontos mais críticos;
  7. Manter supervisores presentes junto a equipe e o cliente;
  8. Oferecer um serviço de limpeza de alta qualidade, dentro das normas sanitárias e de segurança, com profissionalismo e dedicação.

Para saber sobre o que mais importa na terceirização: Terceirização de serviços: afinal qual é o benefício econômico?

A solução ideal para evitar erros nos serviços de limpeza

Bem, você já deve ter percebido que para preservar a segurança, a imagem e o funcionamento do empreendimento, evitar esses erros não é opcional, é mandatório.

Além disso, somente os bons serviços de uma empresa de limpeza podem gerar econômia a partir da redução de custos com folha de pagamento, equipamentos e materiais.

Conheça o Grupo Iron, com quase 30 anos de experiência, é referência entre as melhores empresas de limpeza e segurança patrimonial, temos a solução adequada e personalizável a seu empreendimento.

Conheça mais sobre nosso trabalho: Excelência na prestação de serviços e na alta fidelização de nossos clientes. Possuímos Certificação ISO 9001 e CRS (Certificado de Regularidade em Segurança) desde 2002.

Está precisando de ajuda? Entre em contato.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)