Blog Grupo Iron

Trabalho temporário: em tempos de crise 8 ótimas vantagens para sua empresa

Contar com o trabalho temporário é ter uma solução excelente para negócios, principalmente em tempos de crise. É um recurso simples, extremamente estratégico e em que todos ganham: o empreendedor e o trabalhador.

Manchetes intituladas: “Trabalho temporário salva o segundo semestre”, “Abertura de vagas de trabalho temporário disparam no mercado” e outras semelhantes, passaram a ser mais frequentes na mídia nos últimos tempos.

Mas por que esse movimento no mercado em tempos de crise, tão difíceis?
Justamente por esse motivo: a crise.

A crise atual que o país está enfrentando colocou empreendedores e trabalhadores em uma situação muito difícil, e neste cenário o trabalho temporário surge como uma solução eficiente e de grande valor.

Isso porque as empresas tendo que lidar com enormes reduções de quadro e por outro lado com prazos a cumprir, encontraram na contratação de trabalho temporário uma alternativa rápida, segura e com inúmeras vantagens que vamos mostrar neste post.

Continue conosco e saiba como esse tipo de trabalho — em um momento de caos global — está beneficiando e salvando tantas empresas e empregos.

Trabalho temporário: o que é e como funciona essa solução estratégica

Como o próprio nome indica, trata-se de um contrato de trabalho com um prazo de duração determinado em que todo o seu mecanismo está previsto em lei.

Geralmente procurado para suprir afastamentos de funcionários por doenças, férias, licenças, assim como alguma atividade extraordinária ou sazonal, a contratação de trabalho temporário dispõe dos mesmos direitos e deveres de um contrato efetivo.

Se você tem algum receio, não tenha, saiba que essa modalidade é regulada pela Lei n⁰. 6.019/1974 e atualizada pela Lei n⁰. 13.029/2017 com regras claras que tornam a atividade segura para ambas as partes.

Você pode conhecer mais detalhes em como funciona o temporário de trabalho em questões de salário, responsabilidades, como realizar o contrato entre outros.

Quais são as regras do trabalho temporário?

De maneira geral, as regras para a contratação de trabalho temporário são semelhantes ao contrato efetivo, com todos os direitos e deveres descritos no contrato, além do motivo da contratação e o tempo de duração do contrato.

Quanto às questões trabalhistas, o que o contrato de trabalho temporário deve garantir?

  1. Remuneração igual aos funcionários efetivos na mesma função;
  2. A jornada de trabalho não deve exceder 44 horas semanais;
  3. Descanso semanal remunerado;
  4. Férias e 13° salário proporcionais;
  5. Adicional noturno, para atividades feitas no período da noite;
  6. Pagamento de horas extras e seus adicionais, quando feitas;
  7. Vale-transporte proporcional ao contrato temporário;
  8. Indenização, em caso de dispensa sem justa causa antes do término do contrato;
  9. Recolhimento previdenciário e depósito de FGTS.

Para este último, vale destacar que na rescisão ou no término do contrato de trabalho temporário, não se aplica o pagamento da multa de 40% do FGTS como em um contrato efetivo.

Mas, você pode querer completar o assunto conhecendo mais sobre os 8 tipos principais de contrato de trabalho e quais podem ser o modelo ideal para sua empresa.

Quais são as atividades realizadas no trabalho temporário?

A contratação temporária pode ser feita para atividades-meio ou atividades-fim, desde que seja para atender um crescimento esporádico ou extra, ou a substituição de funcionários por afastamento.

Para se ter ideia, o contrato de trabalho temporário é muito comum no comércio durante os meses de novembro e dezembro, em virtude do natal. Lembra? Pois bem.

Além disso, é uma modalidade que atende muito bem empresas com altas demandas como projetos ou pedidos extras e urgentes.

Contudo, é importante saber que esse tipo de contratação é proibida para substituir funcionários em greve, exceto se houver parada no fornecimento de serviços essenciais, ou se a justiça entender como greve abusiva.

Qual é a duração do contrato de trabalho temporário?

Quanto ao tempo de duração do contrato de trabalho temporário, não existe um prazo mínimo, desde que não exceda o máximo de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, se comprovado o motivo dessa prorrogação.

Além disso, é importante destacar que não se aplica ao trabalho temporário o cumprimento do período de experiência, já que o seu tempo é limitado, e caso exista o interesse em tornar o contrato efetivo, esse período de experiência também é dispensado na formalização efetiva.

Como fazer a contratação do trabalho temporário?

Temos um ponto bem importante aqui, por motivos legais, a contratação deve ser feita por uma agência de trabalho temporário e não pelo RH da empresa.

Isso porque existe um credenciamento específico no Ministério do Trabalho que somente agências de empregos temporários possuem ou algumas empresas de terceirização regulamentadas para tanto.

Ou seja, a agência de trabalho temporário funciona como uma intermediadora, fazendo a seleção, recrutamento e a contratação de acordo com a necessidade da empresa solicitante.

Percebe como não há o que temer? É simples, seguro e pode ser muito vantajoso.

É muito importante frisar o que o trabalho temporário não é

Seja em períodos áureos ou tempos difíceis e caóticos, como esse que o país enfrenta atualmente, é possível contar com o trabalho temporário como uma solução simples, eficiente e amparada pela lei para resguardar o negócio, ou mesmo alavancá-lo.

Porém, tenha conhecimento do que o trabalho temporário não é:

  • Um meio de lucrar com mão de obra barata;
  • Uma maneira de burlar questões trabalhistas e pagar menos encargos;
  • Uma forma de trabalho informal que não assiste aos funcionários;
  • A possibilidade de transferir responsabilidades da empresa à terceiros.

Dessa forma, é preciso ter total consciência de suas características frente à necessidade que o motiva.

Quais são as 8 maiores vantagens do trabalho temporário para sua empresa?

  1.  Manutenção de prazos e qualidade;
  2. Os contratos são mais simples e flexíveis;
  3. A contratação é mais rápida e eficiente;
  4. A possibilidade de riscos em questões trabalhistas é muito menor;
  5. Diminuição significativa em despesas com folha de pagamento;
  6. Aumento ou manutenção da lucratividade da empresa;
  7. Menos burocracia sem as amarras da estabilidade;
  8. Oportunidade de captar novos talentos.

As vantagens que o trabalho temporário proporciona são desde financeiras a operacionais, ou seja:

  • É possível melhorar ou manter a qualidade do seu produto ou serviço mesmo em períodos caóticos, e;
  • Ter lucratividade suficiente para continuar o negócio.

Saiba a seguir, quais são as 8 principais vantagens do trabalho temporário para sua empresa.

1. Manutenção de prazos e qualidade

A contratação de trabalho temporário é na maioria das vezes motivada por demandas extraordinárias.

Isso porque o não cumprimento de prazos na entrega de produtos ou serviços compromete não apenas as vendas, mas a reputação da empresa no mercado.

O que pode ser desastroso para o negócio.

Por outro lado, o trabalho temporário pode suprir essa carência e urgência com eficiência e qualidade.

Por meio de uma empresa de trabalho temporário é possível recrutar e contratar os profissionais necessários e com o perfil desejado, para executar todo o trabalho desejado e ganhando em:

  • Qualidade;
  • Cumprimento de prazos;
  • Mantendo os clientes satisfeitos;
  • Mantendo a receita circulando;
  • Dando solução aos problemas com benefícios.

2. Os contratos são mais simples e flexíveis

O trabalho temporário tem como característica a praticidade, pois não existe nesse contrato a mesma burocracia que existe em um contrato efetivo.

Isso mesmo!

O contrato de trabalho temporário pode ser feito com base na necessidade da empresa, seja ela de um mês ou seis meses.

Lembrando que se houver a necessidade de prorrogá-lo além dos 180 dias, essa prorrogação deve ser de no máximo 90 dias e é preciso justificar a necessidade.

3. A contratação é mais rápida e eficiente

Aqui também entra a praticidade.

Isso porque como a contratação de trabalho temporário deve ser feita por agências de empregos temporários, o processo é mais fácil e menos burocrático.

A agência de trabalho temporário tem a sua disposição um banco de talentos atualizado com diversos profissionais que estão aguardando uma oportunidade.

Além disso, a contratação é feita com base nas necessidades da empresa e perfil desejado.

4. A possibilidade de riscos em questões trabalhistas é muito menor

Esse é um dos maiores gargalos para as empresas, a possibilidade de problemas trabalhistas.

Porém, essa é uma preocupação praticamente nula no contrato de trabalho temporário, afinal a relação entre funcionário e empresa é provisória, de modo que as chances de problemas ou divergências são mínimas.

Exceto, se a empresa de trabalho temporário não cumprir com o combinado no contrato, claro. Daí a importância da escolha dessa empresa.

Lembrando novamente que uma empresa de facilities também poderá oferecer o trabalho temporário e não só agencias de emprego, desde que regulamentada para isso.

5. Diminuição significativa em despesas com folha de pagamento

A diminuição de custos, especialmente em períodos de crise, é mais que bem-vinda, é necessária e faz toda a diferença.

Para que você entenda melhor a redução nesses custos precisamos falar de encargos.

Os encargos de um colaborador efetivo são muito mais altos, pois os custos com férias, 13⁰.salário, e seus impostos respectivos precisam ser considerados mensalmente, ainda que só sejam pagos uma vez por ano.

Além disso, o custo indenizatório de um colaborador efetivo é muito mais alto que de um colaborador temporário. Mas como isso?

Com isso em mente, algumas verbas não fazem parte da rescisão de contrato de trabalho temporário:

  • A multa de 40% de FGTS não se aplica ao trabalho temporário;
  • O aviso prévio, por ser um contrato no qual o término é “líquido e certo”, mesmo que haja uma efetivação;
  • Férias e 13⁰.salário indenizadas, ou seja, sobre a rescisão.

Além disso, todo o custo de folha e obrigações trabalhistas do funcionário temporário é de responsabilidade da empresa de trabalho temporário.

6. Aumento ou manutenção da lucratividade da empresa

Mas como o trabalho temporário pode ser vantajoso nesse sentido?

Ora, conseguir manter a produção e a qualidade, ou a prestação de serviços, só é possível com mão de obra suficiente, e se pensarmos em um período de crise, é a qualidade e a não interrupção do atendimento que farão a diferença nas vendas.

Isso também vale para períodos sazonais como finais de ano, pedidos urgentes ou extraordinários.

Além disso, a redução de custos através da contratação de trabalho temporário é refletida diretamente na linha de retorno sobre o investimento (ROI) realizado, assim como nos temíveis cálculos orçamentários.

Talvez você queira também saber quais são os benefícios econômicos da terceirização de serviços.

7. Menos burocracia sem as amarras da estabilidade

O contrato de trabalho temporário por não estar atrelado à um vínculo indeterminado, não dá direito à estabilidade em casos de gestação, afastamento por doença, ou acidente (ainda que seja de acidente de trabalho).

Em casos de afastamento, o prazo do contrato continua correndo e extingue-se naturalmente sem a necessidade de prorrogação.

No caso de um acidente de trabalho, a Lei n⁰. 8.213/1991 determina a apresentação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ao INSS para registro e garantia de assistência ao trabalhador.

8. Oportunidade de captar novos talentos

A possibilidade de encontrar grandes talentos é uma das principais vantagens do contrato de trabalho temporário.

É muito comum que empresas optem pela efetivação de funcionários que se destacaram durante o período de contrato.

Ou seja, é um benefício excelente para ambas as partes: com um trabalho de qualidade agregando mais valor à empresa, e o reconhecimento de um trabalho bem-feito com a integração definitiva ao quadro da empresa.

Você sabe por que o trabalho temporário pode ser a solução ideal para seu negócio?

Depois de saber como funciona o trabalho temporário e suas principais vantagens, você consegue ver como essa modalidade pode ser uma grande aliada a seu negócio?

Vamos refletir juntos.

Primeiramente, com base em tudo o que lemos aqui, o trabalho temporário é:

  • Uma solução mais prática e imediata para urgências
  • Menos burocrático e mais flexível;
  • Mais rentável e com um custo menor;
  • Uma oportunidade para novos talentos;
  • A possibilidade de melhoria e mais qualidade em produtos e serviços.

Além disso, é indispensável escolher como intermediadora uma empresa de trabalho temporário séria, idônea e comprometida com as regras e boas práticas do segmento.

Esse é um cuidado delicado e extremamente importante.

Saiba que o não cumprimento de obrigações trabalhistas ou previdenciárias por parte da, responsabiliza a empresa contratante que pode ser penalizada com multas e autuações.

Portanto, pesquise, analise históricos, peça comprovações, não abra mão da qualidade. A transparência é fundamental em uma parceria.

Busque a reputação e regularidade em portais como o Reclame Aqui , Serasa e da Receita Federal.

Aqui no Grupo Iron nossos esforços estão voltados na excelência da prestação de serviços e na alta fidelização de nossos clientes. Além disso, possuímos Certificação ISO 9001 desde 2002.

Somos referência no mercado com 44% dos clientes há mais de 10 anos conosco e índices de satisfação de clientes chegando bem perto mesmo de 100% sempre atualizados em nosso site.

Entre em contato com o Grupo Iron, estamos prontos para ajudá-lo e tirar suas dúvidas

Aproveite o que de melhor oferece o trabalho temporário e fortaleça o seu negócio.

Esperamos ter ajudado com nosso conteúdo, compartilhe e deixe seu comentário isso nos ajuda a melhorar sempre mais nossos artigos.

Sair da versão mobile